Conheça a Quiropraxia

O Que É?Iraima_ajustando_patricia050

“A Quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações do sistema músculo-esquelético,  (articulações, músculos, tendões eligamentos) e seus efeitos sobre o sistema nervoso e a saúde, estimulando a habilidade inerente do corpo para se recuperar sem o uso de medicamentos ou cirurgias” (Definição proveniente da Organização Mundial de Saúde – OMS).

Como Começou?

A Quiropraxia (do grego Quiros = mãos e Praxis = exercer, praticar), embora praticada anteriormente por diversos povos da antiguidade e até mencionada por Hipócrates, surgiu como ciência em 1895.

Daniel David Palmer, magneto-terapeuta na cidade de Davenport, Iowa; em 1895 recebeu um cliente por nome de Harvey Lillard. Ele veio com uma queixa que desde que havia carregado um peso e que havia tido um “estalo” nas costas, havia perdido a audição. Ao examiná-lo, Palmer encontrou um “calombo” nas costas do Sr Lillard. Ao examiná-lo com mais cuidado, notou-se tratar de um desalinhamento na coluna vertebral. Utilizando o processo espinhoso como alavanca, Palmer moveu a vértebra para o lugar de origem. Após alguns dias, o Sr. Lillard voltou a ouvir.

De Palmer, a Quiropraxia passou para o controle de seu filho, Joshua Bartlett Palmer (conhecido por BJ). Ele desenvolveu todas as pesquisas em torno da Quiropraxia. BJ fundou em Davenport, Iowa, a Palmer School of Chiropractic, que atualmente é conhecida como Palmer University. A profissão é legalizada e licenciada nos EUA, Europa, Australia e em outros diversos países, onde os Quiropraxistas são considerados como profissionais de atenção primária na área da Saúde.

A Quiropraxia Hoje

A Quiropraxia é uma das profissões na área da Saúde que mais cresce nos Estados Unidos atualmente. Já é a terceira profissão na área de saúde em posição, superada apenas pela medicina e enfermagem.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a Quiropraxia como profissão, sendo que a Federação Mundial de Quiropraxia (WCF) possui representação junto a OMS.

A Quiropraxia é representada no Brasil pela ABQ e ABEQ (Associação Brasileira de Quiropraxia e Associação Brasileira dos Estudantes de Quiropraxia), sendo que a Palmer University associou-se com a Universidade Ahembi Murumbi em São Paulo e a Feevale-Aspeur de Nova Hamburgo – RS, e onde iniciou o primeiro curso de pós-graduação em Quiropraxia para profissionais da área da Saúde, e em 2000, iniciou o primeiro curso de graduação, com duração de 5 anos.

Na Quiropraxia há uma ênfase em tratamentos manuais incluindo a manipulação vertebral, e  várias outras técnicas. O Quiropraxista tem por princípio, localizar disfunções articulares na coluna vertebral, que constituem-se em desalinhamentos que sofrem as vértebras, associadas com compressão de estruturas do sistema nervoso, e lesões a nível tissular.

Tais disfunções articulares causam interferência com o Sistema Nervoso, impedindo uma comunicação apropriada com os órgãos e sistemas periféricos. Quando isso ocorre os sintomas no corpo são dor, desconforto, mobilidade reduzida, entre outros. Com ajustes manuais, tanto a dor como as interferências são removidas, permitindo que o Sistema Nervoso tenha plena comunicação com organismo, buscando assim seu estado de equilíbrio – A HOMEOSTASE.

Artigos científicos comprovam a eficácia dos ajustes quiropráxicos, demonstrando também melhora considerável em patologias neuromusculares, como lombalgias, cefaléias, lesões cervicais em “chicote”, ciatalgias, etc. Tais trabalhos científicos dão base aos princípios da Quiropraxia como ciência.

A Quiropraxia não visa o tratamento de doenças como entidades isoladas, mas sim a manutenção do estado de saúde plena.

 

Pliniosite2014